← Back to portfolio

Criação de metas SMART

Published on

As metas são ferramentas que nos ajudam a melhorar continuamente, seja na vida profissional ou pessoal. Quando não criamos metas, ficamos sujeitos ao destino ou às metas que criam para nós, de forma que não teremos controle a respeito de onde iremos chegar, mais ou menos como um barco à deriva. Muitos conhecem a famosa conversa entre Alice de Lewis Carroll e o Gato, em que este diz que “Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.”

Portanto, para que consigamos atingir os resultados que desejamos, devemos criar metas desafiadoras e possíveis, traçar um plano para atingi-las e então persegui-las de forma estratégica.

O que são metas SMART?

SMART é uma palavra em inglês que significa “inteligente”, mas também é uma sigla onde cada letra tem um significado para direcionar a criação de metas que funcionam. Toda meta deve ser verificada com a ferramenta SMART, caso contrário será apenas um sonho, com pequenas chances de se concretizar. Vamos ao significado de cada letra!

S (specific): indica que as metas precisam ser específicas, ou seja, precisamos saber exatamente o que desejamos. Por exemplo, emagrecer não é uma meta específica, mas emagrecer 5kg sim. Aumentar as vendas não é específico, mas aumentar em 10% as vendas do produto X sim.

M (measurable): significa que precisamos ser capazes de medir as metas. Já diz o jargão do mundo corporativo: “o que não se mede não se gerencia”. Se nossa meta estiver relacionada com aumentar a satisfação dos clientes em 10%, por exemplo, precisaremos de uma ferramenta, como uma pesquisa de satisfação para medir isto. Só assim poderemos acompanhar nosso progresso ao longo do tempo, verificar se estamos no caminho certo e se será possível atingir a meta no prazo estipulado.

A (attainable): sinaliza que as metas devem ser atingíveis. Isso pode parecer óbvio, mas é importante para que não haja frustração e em vez da meta te motivar para chegar em determinado objetivo, exerça papel contrário, desestimulando por ser muito difícil ou até impossível de alcançar.

R (relevant): as metas precisam ser relevantes. Este ponto é muito importante pois será ele que trará a motivação para cumprir o plano e alcançar o resultado desejado. É o seu “porquê”. Certamente você já ouviu dizer que “quem tem um porquê sempre encontra um como.” Uma dica de ouro aqui é vincular a importância da sua meta a algo pessoalmente importante para você, isso aumenta de forma poderosa a chance de atingir sua meta e não se distrair com os torrões de açúcar pelo caminho! Um exemplo possível seria: poupar 200 reais por mês para ao fim de 1 ano fazer uma viagem em família e com isso ter tempo de qualidade com pessoas que amamos.

T (time based): nos lembra que uma meta deve sempre ser temporal, ou seja, ter prazo para ser atingida. Por exemplo, quero ter 5 mil reais poupados até o dia 20 de dezembro deste ano.

Pronto! Agora que você conhece o significado de cada letra, já pode passar seus sonhos pelo crivo do SMART e transformá-los em metas! Veja um exemplo de meta SAMRT (específica, mensurável, atingível, relevante e temporal):

“Vou poupar 5 mil reais no período de 1 ano para realizar uma viagem para Cancun no dia 20 de outubro e ter momentos muito felizes com a minha família. Para isso, pouparei 420 reais por mês”

Micrometas

Perceba que juntar 420 reais todos os meses são micrometas que me permitirão atingir o objetivo ao fim de 1 ano. Criar micrometas e acompanha-las são hábitos determinantes para o sucesso.

Emagrecer 10kg, ou juntar 5 mil reais pode parecer uma meta difícil de atingir, mas quando fracionamos estes valores e acompanhamos o nosso progresso ao longo do tempo mudamos nossa percepção e entendemos que a meta é possível. Isso nos motiva e aumentamos muito a chance de sucesso. Lembre-se: se todos os dias você der um passo, por menor que seja, em direção aos seus objetivos, daqui a pouco tempo você terá andado uma enorme distância.

Hábitos

Transformar as micrometas em hábitos aumenta muito a chance de sucesso. Isso acontece porque nem sempre estamos motivados a colocar em prática aquilo que sabemos ser o certo a fazer. Quantas vezes você já se matriculou na academia, pagou o plano e não frequentou? Por outro lado, se os exercícios físicos forem um hábito já estabelecido na sua vida, você irá praticar, faça chuva ou faça sol, ainda que não esteja motivado para isso.

Os hábitos são realizados de forma automática e não dependemos da nossa limitada força de vontade para realiza-los. Isto ocorre como um mecanismo cerebral desenvolvido ao longo de milhares de anos com a finalidade de poupar energia em processos decisórios. Então, comece com passos fáceis de realizar e os transforme em hábitos. É importante que estes passos sejam pequenos, de forma que seja tão fácil fazer quanto não fazer. Por exemplo, se você quer ler mais, talvez 20 livros por ano, comece criando o hábito de ler uma única página por dia. Depois que o hábito da leitura estiver instalado, ficará fácil ir aumentando o número de páginas.

Apesar de não fazer parte da ferramenta de verificação SMART, aqui tem uma dica valiosa para você: comemore suas pequenas conquistas! A cada micrometa alcançada, celebre! Isso gera um combustível extra pois te mostra que está no caminho certo e cada vez mais perto de atingir sua meta!

Por outro lado, se falhar em atingir uma micrometa, entenda que você perdeu uma batalha, mas não perdeu a guerra. Seja gentil com você e não desista!